Notícias
Fatos e Fotos
01/09/2017 | V Fórum Internacional: Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável V Fórum Internacional: Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

V Fórum Internacional: Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, protagonizou avanços para o Brasil e América Latina

No último 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, Belo Horizonte foi palco do V Fórum Internacional do Voluntariado Transformador – Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, evento com a chancela da Organização das Nações Unidas – ONU, que protagonizou avanços na pauta para o Brasil e América Latina.

Com a presença de 90 pessoas, entre lideranças, gestores de governos, empresas e sociedade civil organizada, o evento foi marcado por discussões de alto nível, com perfeito equilíbrio entre as diversas visões e perspectivas do voluntariado praticado no Brasil e no mundo.

O ponto alto esteve na abertura, quando foram assinados dois Protocolos de Intenções, ambos pilotos, que pretendem replicar-se em outros municípios do Brasil e América Latina. O primeiro “VolunTurismo: Cultura, Lazer e Solidariedade” parceria dos organizadores (MINAS VOLUNTÁRIOS e FUNDAMIG) com o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, criado para fomentar o turismo solidário na capital, por meio de ações de voluntariado. O segundo, entre o Município de Belo Horizonte e o ICLEI - Governos Locais Pela Sustentabilidade, América do Sul. Trata-se do “Programa de Voluntariado Internacional Pela Sustentabilidade Local” com o objetivo de ampliar a internacionalização de Belo Horizonte, atraindo pesquisadores e profissionais estrangeiros para temas relacionados a cidade e o aprimoramento de suas politicas publicas.

Após a palestra magna: “Voluntariado e os ODS”, foram debatidos temas chaves como o “Financiamento para Infraestruturas de Voluntariado – Práticas e desafio para a agenda 2030” e “Voluntariado, Juventude e ODS – Construindo o futuro que queremos”. Todos, seguidos de construtivos debates e interações com a plateia.

O Fórum, que foi uma homenagem aos 30 anos do Relatório Brundtland (Our Common Future, 1987) ,documento que conceituou o desenvolvimento sustentável como sendo o que "satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades", pretende seguir nesta tarefa, principalmente em aumentar o nível de entendimento e engajamento com a pauta do voluntariado sustentável e transformador.

Coincidentemente, neste mesmo 28 de agosto, o governo federal oficializou o lançamento do Programa Nacional de Voluntariado, um grande avanço! Marco histórico para a prática do voluntariado no País.

contato@minasvoluntarios.org
© 2014 Minas Voluntários
+55 (31)929209805
+55 (31)2511-5176