Minas Voluntários

O CENTRO MINEIRO DE VOLUNTARIADO TRANSFORMADOR – MINAS VOLUNTÁRIOS conta com mais de 10 (dez) anos de atuação no desenvolvimento, fomento e prática do Voluntariado Transformador.

Neste tempo, atuou ativamente junto a instituições do terceiro setor e perante o Poder Público, merecendo especial destaque a colaboração para a elaboração da Política Estadual de Fomento ao Voluntariado Transformador, positivada através da Lei Estadual número 18.716, de 08 de janeiro de 2010 do Estado de Minas Gerais.  Realizou também, no período, 06 (seis) Fóruns Internacionais, sempre voltados para a temática do Voluntariado Transformador, contando com chancelas de organismos nacionais e internacionais.

Em 2017, criou a Metodologia do Programa de Voluntariado do Terceiro Setor – PROVE, para gestão do voluntariado nas organizações sem fins lucrativos. Em 2018, em parceria com a FUNDAMIG, promoveu a criação do Núcleo de Altos Estudos em Voluntariado e Sutentabilidade – NAVE, grupo de estudos setoriais e intersetoriais, formado por integrantes do 1º Setor (entidades governamentais), 2º Setor (entidades empresariais) e do 3º Setor (entidades sem fins lucrativos) e especialista do tema. Em 2019, atuou em conjunto com a FUNDAMIG na criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Terceiro Setor junto à Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, que tem por objetivo o estimulo do empreendedorismo no terceiro setor, contribuindo com propostas de textos legais e apresentação de sugestões e requerimentos vinculados à temática. Em 2020, o Minas Voluntários estruturou o PROGOV – Programa de Voluntariado para Governos, tendo firmado pareceria para prestar consultoria para estruturação da Política Pública de Voluntariado Transformador para o Município de Contagem/MG, através do Movimento “Transformar Contagem” apresentando sugestão de textos legais para aprovação pelas instâncias competentes, de estruturação de processos de voluntariado, além de atuar ativamente nas ações finalísticas desenvolvidas no âmbito do programa, realizando ainda avaliações e relatórios.

Realização de seis fóruns internacionais do Voluntariado Transformador