Inscrições abertas para o Prêmio do Voluntariado Transformador 2021

Estão abertas as inscrições para o Prêmio do Voluntariado Transformador! Esta é uma iniciativa da organização da sociedade civil Atados, do Centro Mineiro de Voluntariado Transformador – Minas Voluntários e da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG). Juntos e juntas, somos mais potentes!

O Prêmio Voluntariado Transformador celebra as inúmeras iniciativas de cidadãs e cidadãos, organizações, empresas e órgãos públicos das mais diferentes regiões do Brasil, causas e formatos. Podem ser inscritos projetos de mobilização de pessoas em ações coletivas de impacto social positivo e de cidadania ativa.

Reconhecemos o trabalho voluntário como instrumento fundamental para atingirmos, globalmente, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) articulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), e, por isso, vamos premiar iniciativas alinhadas às pautas levantadas pela Agenda de 2030.

Nosso propósito é valorizar o trabalho voluntário como ferramenta essencial de mudança social, ampliar o alcance de mobilizações coletivas e inspirar novos agentes e projetos que influenciem positivamente o campo social.

Confira as 4 categorias que concorrem ao prêmio:

Voluntário(a) Transformador(a) – Categoria destinada a atividades de voluntariado com notória relevância feitas por pessoas físicas que trazem, em suas vivências, impactos transformadores à sociedade. As indicações podem ser feitas por organizações nas quais as pessoas atuam e por candidaturas independentes.

Voluntariado em OSCs e coletivos – Categoria que premia atividades fomentadoras de transformações sociais por meio de ações voluntárias desenvolvidas por diversos tipos de agrupamentos e instituições (com ou sem CNPJ), como ONGs, fundações, coletivos, movimentos, associações, cooperativas, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), organizações sociais e afins.

Voluntariado Corporativo – Empresas são feitas de pessoas, que trazem consigo seus valores e histórias. Por isso, esta categoria reconhece projetos de voluntariado de pessoas jurídicas com fins lucrativos ou entidades, fundações e institutos vinculados a este tipo de atividade para celebrar a valorização do indivíduo, da mobilização coletiva e dos impactos positivos destas ações.

Voluntariado no Setor Público – Aqui são premiados órgãos da administração direta, autárquica e fundacional, empresas públicas e sociedades de economia mista na esfera municipal que desenvolveram projetos com ações voluntárias de repercussão positiva dentro dos grupos sociais alcançados.

Quer saber mais e inscrever sua organização ou indicar alguma? Acesse aqui o edital completo:

https://docs.google.com/document/d/14TcI9PAEyMtmAF6PFBXt1BLVpayqHm07/edit

E acesse aqui o link para a inscrição:

https://pt.surveymonkey.com/r/premiovoluntariado

Outras informações no site do Atados:

https://www.atados.com.br/voluntariado-transformador