Minas Voluntários

2008 – Articulação da Rede Mineira do Voluntariado Transformador (RMVT) no âmbito do COEP MG.

2009 – Articulação e contribuição ao Debate Publico Voluntariado Transformador: Preservando Bens Comuns e Ampliando a Cidadania.

2010 – Contribuição à 1ª política pública de Voluntariado Transformador do país, convertida na Lei Estadual 18.716/2010, replicada em 6 estados e 15 municípios.

2010 – Realização do I Fórum Nacional do Voluntariado Transformador, em Belo Horizonte, MG.

2011 – Realização do I Fórum Internacional do Voluntariado Transformador, em Belo Horizonte, MG. Chancela da ONU.

2012 – A Rede Mineira do Voluntariado Transformador (RMVT) consolida-se como Centro Mineiro de Voluntariado Transformador, no dia 02 de abril.

2013 – Realização do II Fórum Internacional do Voluntariado Transformador, em Belo Horizonte, MG. Chancela de International Association for Volunteer Effort (IAVE), dentre outros.

2013 – Apresentação e aportes ao documento final da Conferência Regional da International Association for Volunteer Effort (IAVE) em Guayaquil/Equador.

2014 – Contribuição à 1ª Frente Parlamentar de Apoio ao Voluntariado Transformador do país.

2015 – Realização do III Fórum Internacional do Voluntariado Transformador, em Belo Horizonte, MG.

2015 – Colaboração com a ONU em projetos estruturantes de voluntariado em Belo Horizonte e Minas Gerais.

2016 – Articulação do Programa BH – Capital da Solidariedade junto a prefeitura de Belo Horizonte (Decreto 16.276/2016).

2017 – Realização do V Fórum Internacional do Voluntariado Transformador, em Belo Horizonte, MG. Chancela da United Nations Volunteers (UNV), Local Governments for Sustainability (ICLEI), dentre outros.

2017/2018 – Criação da metodologia PROVE para gestão do voluntariado nas organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos; parceria piloto FUNDAMIG/Faça a Diferença.

2018 – Criação do Nucleo de Altos Estudos em Voluntariado Transformador – NAVE, grupo de estudos setoriais e intersetoriais, de caráter inter e transdisciplinar, formado por integrantes do 1º Setor (entidades governamentais), 2º Setor (entidades empresariais) e do 3º Setor (entidades sem fins lucrativos).

2018 – Realização do VI Fórum Internacional do Voluntariado Transformador – ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Varginha, MG. Chancela do Local Governments for Sustainability (ICLEI), dentre outros.

2018 – Assinatura da Carta de Varginha, que tem por objeto estabelecer um pacto entre as organizações, públicas e privadas, do Sul de Minas, pela prática e fomento do Voluntariado Transformador como estratégia de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), de forma integrada às demais organizações do Estado de Minas Gerais.

2020 – Cooperação para implemento da política de voluntariado no Município de Contagem, através do Programa Movimento Transformar Contagem, além da realização de cursos de capacitação em voluntariado transformador para instituições e voluntários.

2020 – Estruturação dos programas de voluntariado para o 2º Setor – PROVE Empresas, e 1º Setor – PROGOV

2020 – Consultoria para estruturação do Programa Municipal de Voluntariado Transformador em alinhamento com os ODS da ONU para o Município de Contagem / MG.

2020 – Contribuição para o desenvolvimento política pública do Município do Contagem e publicação da Lei Municipal número 5.080, de 06 de maio de 2020, que “Institui, no âmbito do Município de Contagem, a Política Municipal do Voluntariado Transformador e exercício de cidadania” e do Decreto Municipal número 1.646, de 29 de maio de 2020 que “Institui o Programa Municipal de Voluntariado ‘Transformar Contagem’ nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal”.