Minas Voluntários e Transformar Contagem realizam capacitação para instituições do terceiro setor

Capacitação realizada pela plataforma online Cisco Webex

Minas Voluntários, continuando a parceria com o Programa Transformar Contagem, que começou em 2020, realizaram nova capacitação para organizações sociais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar de Contagem, por meio do Programa Transformar Contagem, promoveu o curso “Voluntariado Transformador e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A atividade terá quatro módulos e o primeiro teve participação de mais de 30 instituições socioassistenciais de várias cidades e estados do país.

O Voluntariado Transformador é aquele que impacta na mudança de pensamento e atitude de uma sociedade. É a ideia de criar uma rede solidária que altera significativamente uma realidade. Visa não apenas uma solução temporária ou assistencialista, mas também criar uma cultura solidária através do voluntariado e do sentimento de pertencimento. A secretária de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Viviane França, reforça a importância dessa ação, ocorrida dia 17 de março: “Essa é a intenção da gestão municipal. Contagem é uma cidade de fato solidária, e o trabalho voluntário é capaz de contribuir com o poder público nas ações pontuais, objetivando minimizar as dificuldades que a população tem passado devido a pandemia”, pontuou.
Mensalmente serão realizados módulos, encerrando as etapas no final do primeiro semestre de 2021. Serão dois cursos por mês, um para as instituições e o outro para os voluntários, para que ambos tenham conhecimentos para que o trabalho seja feito de maneira mais efetiva.

O presidente do Minas Voluntários, um parceiro do projeto Transformar Contagem, Wagner Faria, destaca a importância dos cursos para a implementação do voluntariado transformador: “É uma honra e alegria para nós do Minas Voluntários darmos início a esse novo ciclo de capacitações em Contagem, evidenciando o compromisso da Secretaria de Desenvolvimento Social com o avanço da política pública de fomento ao Voluntariado Transformador e com o exercício da cidadania. As capacitações têm por objetivo qualificar as ações sociais realizadas pelas organizações em Contagem, contribuindo para o alcance das metas dos ODS e trazendo maior impacto dos projetos executados para a sociedade”, destaca.

A vice-presidente da Associação Maranhense de Doenças Inflamatórias Intestinais, Amadii, Sandra Costa explica sobre a instituição atende a esse público voluntariamente. “É muito importante iniciativas e capacitações como essa, que auxiliam as instituições a ajudar a quem mais precisa. Foi uma experiência única. Recomendo que as pessoas participem, adquiram cada vez mais conhecimento para fortalecer a sua instituição e ter ações transformadoras na vida das pessoas que necessitam de ajuda em momentos de vulnerabilidade, mudando assim a forma de atuar das instituições, dos voluntários e dos atendidos”, explica.

Transformar Contagem

O Transformar Contagem é um programa coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, que conecta diferentes setores da sociedade – organizações da sociedade civil (OSCs), voluntários e o poder público –, gerando o engajamento cívico na população da cidade.
A coordenadora do Transformar, Gisela Camargos, reforça a importância do programa: “O Transformar tem como um de seus objetivos a conexão entre diversos setores da sociedade, em busca de uma cidade mais solidária. O voluntariado transformador e as ODS são uma forma se alcançarmos esse objetivo”, reforça.
Mensalmente serão realizadas capacitações para instituições e voluntários. Para datas e informações dos futuros cursos, siga @transformarcontagem no Instagram e Facebook, assim como as redes sociais do Minas Voluntários.

Repórteres: Flávia Nunes e José Luiz Campos

Capacitação realizada pela plataforma online Cisco Webex