Prefeitura e UNA Contagem oferecem curso pioneiro de extensão sobre Voluntariado Transformador

Para capacitar quem está interessado em se tornar um voluntário, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar e do Projeto Transformar, em parceria com a UNA Contagem, e-Missão e Minas Voluntários promovem o curso pioneiro de extensão Voluntariado Responsável e Transformador. O objetivo é ofertar formação para aqueles que se interessam pelo voluntariado, em linha com a legislação em vigor, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política Nacional de Extensão Universitária, que instituem diretrizes para o voluntariado na educação básica e no ensino superior.

Segundo a coordenadora dos cursos de Direito e Gestão da UNA Contagem, Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas, o programa também visa potencializar os resultados para a sociedade, garantindo a promoção de aprendizagem significativa, alinhada ao desenvolvimento científico, social, equitativo e sustentável. “Se trabalhamos a prática do voluntariado responsável e transformador, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, potencializamos os ganhos para as comunidades”, diz.

A secretária de Desenvolvimento Social, Viviane França, destacou a importância da realização do curso, pioneiro para fortalecimento do trabalho do voluntariado e qualificação, agora técnica científica desse tipo de trabalho, sem dúvida, primordial: “Com a oferta e o desenvolvimento desta primeira turma do curso de Extensão, formaremos, pioneiramente, voluntários capacitados para a prática do Voluntariado Transformador e Sustentável no município”, destacou.

No ambiente virtual, além de legislação, o curso vai tratar de gestão estratégica, de projetos, financeira, marketing, captação e análise de dados, e mensuração e impactos. O curso é voltado para voluntários, lideranças comunitárias, representantes de governos, empresas, e sociedade civil em geral. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de abril. O primeiro módulo terá 34 horas, com as aulas online às quartas-feiras, de 19h às 22h. A aula inaugural será no dia 28 de abril.

O Minas Voluntários, trabalhou no desenvolvimento do curso e estará presente também nas aulas a serem ministradas, juntamente com as demais organizações parceiras.

INSCRIÇÃO

Poderão se inscrever nos cursos de Extensão alunos regularmente matriculados em cursos de graduação em qualquer IES mantida por mantenedora controlada pelo Grupo Ânima Educação. E estudantes de outras instituições de ensino básico, fundamental ou superior, voluntários, lideranças comunitárias, profissionais, além de representantes de governos, empresas e sociedade civil organizada, interessados na matéria.

As inscrições poderão ser efetuadas por meio de preenchimento de formulário específico que pode ser acessado no link:

http://bit.ly/voluntariadouna

Repórter Flávia Nunes